Reuniões, cursos e trabalho de campo fazem parte das ações dos Condutores de Turismo, que se organizam e se articulam para mostrar e conduzir os visitantes aos principais atrativos do município na temporada 2018/2019. No sábado 11/08, os condutores saíram a campo para catalogar e estruturar os roteiros da área sul , trabalho que conta com orientação do biólogo Davi Vitor , e apoio da Divisão de Turismo e Fundo Social de Solidariedade. 
Na Festa de Bom Jesus, os condutores trabalharam em postos no antigo porto da balsa, na Ilha, no interior do Catamarã que fez a travessia Ilha –Iguape e no circular que fez o itinerário Porto da Balsa e área central da Ilha. “Nossa avaliação foi muito positiva porque os condutores viram que o município está dando oportunidade para os prestadores de serviços e, a partir desse fato, estão conseguindo montar equipe e trabalhar nesse tema”, afirmou David Vitor. 
O trabalho dos condutores foi um dos temas abordados durante as reuniões do COMTUR da Ilha. O tema voltará a integrar a pauta da próxima reunião do COMTUR agendada para a terça 28/08 , às 9 horas, no Espaço de Formação, antigo CRAS – na Rua Sorocaba, 47, no balneário Icarai. A diretora da Divisão de Turismo , Christine Hudson, convida todos os interessados no fortalecimento do turismo para participarem das reuniões do COMTUR.